Diferente do que muitas pessoas pensam, o procedimento para a realização do implante dentário não precisa ser feito individualmente para cada dente, sendo necessárias várias sessões no consultório odontológico.
Isso porque especialistas capacitados, com conhecimento sobre as mais modernas tecnologias da implantodontia, são capazes de substituir diversos dentes utilizando apenas alguns implantes de pinos de titânio como apoio. Esse processo é conhecido como protocolo sobre implante dentário e é capaz de substituir todos os dentes, possibilitando a revitalização bucal em pouco tempo.
Pacientes que precisam reabilitar dentes perdidos no meio bucal e apresentam uma ausência total de dentes 0 encontram nesse formato de implante a solução para recuperar até 85% de sua capacidade de mastigação, diferente, por exemplo, da utilização de uma dentadura, que devolve ao paciente apenas cerca de 20% dessa função bucal que é essencial para a manutenção da saúde de todo o corpo.
Isso porque os prejuízos na mastigação, como a impossibilidade de ingerir alimentos sólidos ou a incapacidade de triturá-los devidamente, antes de serem engolidos, dificulta o processo de digestão no estômago, podendo gerar problemas de saúde mais sérios, como o desenvolvimento de gastrites e úlceras estomacais.
Como é realizado um protocolo sobre implante?
Mesmo sendo um procedimento de alta complexidade, a realização de um protocolo sobre implante é a garantia para o paciente de que a saúde e estética de sua boca será completamente reconstituída. Inicialmente, o especialista irá realizar a verificação de que gengiva e ossos estão em perfeitas condições para receber o implante dos pinos de titânio que irão dar sustentação para a prótese.
Depois que a cirurgia para a colocação desses pinos é realizada, existe um período de cicatrização antes da inserção da prótese no local. O tempo para a cicatrização varia de paciente para paciente. Mesmo depois que a prótese é definitivamente implantada, o processo do protocolo sobre implante ainda não acabou.
Depois que passar totalmente esse período de adaptação, o paciente estará pronto para ingerir qualquer tipo de alimento, recuperando uma vida normal, sem dificuldades para exercer todas as funções bucais.
A reconstrução da autoestima também é uma das mudanças positivas proporcionadas pelo protocolo sobre implante, já que o paciente termina o tratamento com uma nova dentição, podendo voltar a conversar e sorrir sem o receio de passar por algum constrangimento.
